Quando a produção de Games encontra o Marketing

Ao ser convidado para ser Co-fundador e responsável pelo Marketing de um projeto tão ambicioso e desafiador de games quanto o da Sinergia Studios, algo chamou a minha atenção: o Marketing estava sendo inserido no processo de criação de um game desde a sua concepção.

Nada de novo no fato de um empresa combinar marketing e produção no processo de desenvolvimento de um produto, mas no caso da indústria de games, essa é uma ação geralmente característica de grandes empresas do ramo, estúdios grandes. Estúdios pequenos e produtores Indie, especialmente no Brasil, pensam em agregar o marketing um pouco antes ou até mesmo após o lançamento, recebendo o “feed-back” do mercado e do comportamento do consumidor após o lançamento, implicando em mudanças/adaptações de estratégia um tanto quanto tardios.

Meu papel desde o primeiro dia como integrante da equipe era bastante claro: trabalhar em conjunto com o time de produção para estarmos o mais alinhados possível e, assim, criarmos um produto que seja totalmente pensado no usuário. Acreditamos que esta prática nos ajude a entender melhor o comportamento de quem joga o nosso game e nos ajude a prever comportamentos, aceitação, rejeição, etc. Claro que não temos uma bola de cristal e não estou afirmando que o nosso jogo, assim que lançado, estará perfeito e será um grande sucesso. A idéia aqui é minimizar as chances de falha, ao tentar entender e prever o comportamento deste usuário, e, o mais importante, estar preparado para fazer os ajustes necessários de uma forma rápida.

Ao montar o nosso plano de marketing, venho trabalhando com os passos básicos na criação de qualquer estratégia: estudo do mercado, estudo do usuário, pesquisa da concorrência, definição de objetivos, definição das táticas a serem usadas para que o jogo seja baixado, quais técnicas de retenção e monetização dentro do jogo, identificação do que será sucesso para nós e métricas. No entanto, este trabalho é apenas a ponta do iceberg, o trabalho maior virá após o primeiro minuto que o jogo estiver disponibilizado nas app stores, queremos saber se estão baixando nosso jogo, e se não, o porque. Qual área do jogo está sendo mais jogada, se estamos retendo o nosso usuário, entre outras perguntas a serem respondidas. Será nessa fase que dados começarão a surgir e a partir destes dados iremos tomar as devidas ações.

Estou bastante animado em poder dividir este processo com vocês e vou usar este canal para este objetivo. Quero dividir detalhes das fases que venho passando ao criar a estratégia e principalmente quero dividir o que estará acontecendo com o nosso jogo. Espero contribuir para quem, assim como eu, trabalha com jogos no Brasil e sente a dificuldade em encontrar materiais e cases de lançamentos de jogos no Brasil por que não dizer, para o mundo.

Nenhum comentário

Comentar